Uma prova que prometia muito pois, a disputa entre as cidades de Itapira e Sta. Bárbara está acirrada e tratava-se de um circuito muito competitivo, com diversos aspectos de corrida reunidos numa única prova: longas subidas, longas retas, descidas técnicas (mais de 65km/h com curvas) e curvas mistas dentro da cidade.
Com cerca de 70 atletas alinhados é dada a largada. Estava muito confiante pois, nesta mesma prova fiquei em terceiro lugar no ano passado. Fui logo para à frente do pelotão mas, não participei do primeiro ataque. Notei que a equipe de Itapira não estava na frente logo, eles levariam o pelotão até os atletas em fuga.
Depois começaram os verdadeiros ataques onde estive presente em praticamente todos , enquanto lá atrás, os acidentes e os abandonos começavam a fazer a história da corrida.
Tentei por diversas vezes uma fuga mas, muito marcado, fui sempre neutralizado e contra-atacado pelas equipes. E, em dado momento, fui surpreendido com uma fuga para valer - um bloco de 8 ciclistas - e acabei ficando preso no pelotão, sem chances de pular nesta fuga.
A mesma chegou a abrir 700 metros de vantagem do pelotão, o que parecia acabar com a prova deste faltando ainda 15 km para o fim. Poucos ciclistas que sobraram no pelotão, incluindo eu, começaram a aumentar o ritmo, principalmente na subida. Isso fazia uma “seleção”, onde os mais fortes me acompanhavam e os menos preparados abandonavam.
Reduzimos muito a distância do pelotão para a fuga e, na última volta, chegamos a estar a apenas 50 metros desta porém, mais uma vez, a 400m da linha de chegada, outro acidente me tirou as chances de entrar entre os primeiros. Quando procurava um espaço para entrar na frente na curva, uma seqüência de quedas a minha frente fez com que eu freasse forte - cheguei a parar a bicicleta para não cair também - jogando fora com isso, as chances de uma boa colocação. Nesta altura, não cair já foi uma vitória: dois atletas tiveram de ser levados ao hospital.
Dos, aproximadamente, 70 atletas que largaram, apenas 25 terminaram a prova, o que mostra seu nível de dificuldade. Para mim ainda pior pois, não tenho ajuda de equipe e, portanto, tenho que me virar sozinho.