quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Prova de Estrada - Aguas Vermelhas MPC 23/08/2010

No domigo dia 23 de agosto foi realizado mais uma etapa da média paulista de ciclismo na cidade de Águas Vermelhas distrito de São Carlos.
Esta prova contou com um diferencial, foi uma prova de estrada onde percorreríamos 22km até o distrito de Santa Eudóxia e retornaríamos , sendo que teríamos que realizar duas voltas totalizando aproximadamente 88km.
Com um pouco apreensão me posicionei para a larga e por volta das 10:30 iniciamos a prova.
Por se tratar de uma circuito de estrada as únicas informações que tínhamos sobre as dificuldades tanto de relevo quanto das condições da estrada e vento, eram dos ciclista que estavam chegando e completando sua prova.
Com base nestas informações, desta vez procurei andar mais no meio do pelotão, pois o vento estava contra na primeira parte do circuito.
Estávamos andando em uma média muito elevada cerca de60km/h no plano atingindo até 95km/h nas descidas em pelotão .Quando avistava alguma parte de subida logo procurava me posicionar na frente do pelotão buscando uma fuga e até atacando.Para se ter uma idéia do ritmo da prova,a elite fez a primeira parte em 1:25hs e nosso pelotão conseguiu em 1:15hs.
Apesar do nervosismo do pelotão, até por falta de experiência de alguns atletas em andar na estrada, a corrida estava fluindo bem para mim, muitos já haviam desistido, porém com 25km algum atleta freio demasiadamente o que provocou uma reação em cadeia no pelotão, foi quando o atleta do meu lado se apavorou e acabou batendo em mim e me mandando para fora da estrada, onde só consegui parar quando bati em uma arvore.
Não me feri muito, apenas as  pancadas no braço e na perna , pois estava a mais de 50km/h e uma capacete trincado.
Logo voltei para a prova mas estava a mais de 400 metros do pelotão, foi quando percebi que seria praticamente impossível alcançar o mesmo, mas como teria que voltar de qualquer jeito para cidade, não tinha nada a perder, então forcei muito sozinho tentando encostar no mesmo.
Andei mais de 20km sozinho perseguindo o pelotão que se manteve o tempo todo a 300mts, tão perto e tão longe ao mesmo tempo,era mais difícil a parte psicológica, do que a parte física,
Ao chegar na cidade sabia que seria impossível de pega-lo pois a volta vento estava contra e ai o pelotão é muito mais forte, então decidi  abandonar a prova.Bem chateado pois estava com força para brigar pelas primeiras posições principalmente nas subidas,mas tudo bem.Serviu de treino para a próxima etapa que é a tão esperada prova de contra relógio na cidade de Itapetininga.