Esta prova contou com um diferencial, foi uma prova de estrada onde percorreríamos 22km até o distrito de Santa Eudóxia e retornaríamos , sendo que teríamos que realizar duas voltas totalizando aproximadamente 88km.
Com um pouco apreensão me posicionei para a larga e por volta das 10:30 iniciamos a prova.
Por se tratar de uma circuito de estrada as únicas informações que tínhamos sobre as dificuldades tanto de relevo quanto das condições da estrada e vento, eram dos ciclista que estavam chegando e completando sua prova.
Com base nestas informações, desta vez procurei andar mais no meio do pelotão, pois o vento estava contra na primeira parte do circuito.
Estávamos andando em uma média muito elevada cerca de60km/h no plano atingindo até 95km/h nas descidas em pelotão .Quando avistava alguma parte de subida logo procurava me posicionar na frente do pelotão buscando uma fuga e até atacando.Para se ter uma idéia do ritmo da prova,a elite fez a primeira parte em 1:25hs e nosso pelotão conseguiu em 1:15hs.
Apesar do nervosismo do pelotão, até por falta de experiência de alguns atletas em andar na estrada, a corrida estava fluindo bem para mim, muitos já haviam desistido, porém com 25km algum atleta freio demasiadamente o que provocou uma reação em cadeia no pelotão, foi quando o atleta do meu lado se apavorou e acabou batendo em mim e me mandando para fora da estrada, onde só consegui parar quando bati em uma arvore.
Não me feri muito, apenas as pancadas no braço e na perna , pois estava a mais de 50km/h e uma capacete trincado.
Logo voltei para a prova mas estava a mais de 400 metros do pelotão, foi quando percebi que seria praticamente impossível alcançar o mesmo, mas como teria que voltar de qualquer jeito para cidade, não tinha nada a perder, então forcei muito sozinho tentando encostar no mesmo.
Andei mais de 20km sozinho perseguindo o pelotão que se manteve o tempo todo a 300mts, tão perto e tão longe ao mesmo tempo,era mais difícil a parte psicológica, do que a parte física,
Ao chegar na cidade sabia que seria impossível de pega-lo pois a volta vento estava contra e ai o pelotão é muito mais forte, então decidi abandonar a prova.Bem chateado pois estava com força para brigar pelas primeiras posições principalmente nas subidas,mas tudo bem.Serviu de treino para a próxima etapa que é a tão esperada prova de contra relógio na cidade de Itapetininga.