domingo, 18 de março de 2012

Guarujá 11/03/2012 - LSC


Iniciou-se mais uma temporada da Liga Santista de Ciclismo, desta vez a primeira etapa foi realizada na cidade do Guaruja no dia 11/03/2012.
Devido a distancia do local da prova optei por viajar um dia antes, que só aumentou minha preocupação, pois no sábado chovia muito e não havia perspectiva de melhora para o domingo.
Ao amanhecer no domingo  o dia já começava com uma boa noticia, muito sol, foi um alivio, pois minha preocupação seria as rodas que não se adaptam bem a chuvas.
Com um circuito plano, com retas de aproximadamente 1500m e curvas de 180º, tipico circuito bem duro, pois as velocidades seriam altas na reta e as arrancadas cansariam mais que qualquer subida.
Foi o que aconteceu nas retas a velocidade não baixava de 48kmh e toda volta o pelotão esticava e picava, onde muitos ciclistas ficavam para trás sem chance de entrarem novamente no pelotão.
Os ataques eram frequentes, mas procurei me poupar pois com um circuito deste tipo e correndo sozinho minhas chances de conseguir um bom resultado seria somente no sprint final.
A cada volta o numero de ciclistas no pelotão diminuía e com isso ficava mais difícil de se manter bem colocado, os cortes causado pelos ciclistas da frente fazia com quem vinha atrás desprendesse  de mais força para alcançar o pelotão.
A 20 minutos do final dois atletas abriram uma fulga, confesso que nem vi de onde partiram, só vi quando já estavam muito a frente.
O pelotão tentou por varias vezes alcançar estes atletas, mas nas curvas, a fulga  é mais rápida e levavam grande vantagens sobre nóis. Sem falar que não podíamos contar com a equipe de Santa Barbara, pois havia um ciclista da mesma na fulga, meu amigo de treino Emerson Miranda (vencedor da prova).
O fim chegava e a tensão do pelotão aumentava, visando o sprint final, na reta oposta as equipes se armavam e ciclista como eu sem equipe procuravam entrar no meio, a velocidade aumentava e muitos ficavam para trás, na ultima curva tínhamos que entrar com a maior velocidade possível para ter um arranque bom, foi o que eu fiz, porem virei muito atrás, tinha pouco mais de 800m para me recuperar, mas não foi possível e acabei chegando apenas entre os 15 primeiro com diferença de 4 segundos do terceiro colocado.