Foi realizada no domingo, 21/11, a 12ª etapa da Média Paulista de Ciclismo na cidade de Americana.
Participei desta prova mais para manter o ritmo pois, já estou com preparação específica de trabalho muscular para o próximo ano. Devido a isso meu corpo está travado.
Com o tempo fechado mas com muito calor, foi dada a largada por volta das 10:00hs. Já na primeira curva, um atleta de Itapira atacou. Conhecendo o atleta e sabendo se tratar de um passista, fui logo em busca do mesmo. A fuga, no entanto, não durou muito; aproximadamente 2km depois o pelotão já nos alcançou. Mas foi o estopim para outros ataques e assim foi a prova toda.
Dado momento, pude observar o capitão da equipe de Itapira "negociando" com vários atletas de outras equipes para que ajudassem a sua equipe - "politicagem do ciclismo”. Sabendo disso, sabia que os ataques seriam cada vez mais fortes e que em toda tentativa de fuga que houvesse, pelo menos um atleta de Itapira teria que acompanhar também.
O único ponto tático do circuito era a 1ª curva, logo após a linha de chegada. Uma curva bastante fechada de 180º onde ciclistas mais inexperientes ou temerosos freavam bastante para contorná-la, chegando a quase parar a bike. Como treino bastante em circuitos, tentei me aproveitar deste fator: entrava a quase 35km/h nessa curva e depois intercalava períodos de ataque com períodos de descanso - só para provocar o pelotão.
Andei a prova praticamente que inteira entre os ponteiros e quase me acidentei quando, numa curva, fui fechado por um ciclista que bateu sua roda traseira na minha roda dianteira. Neste tipo de situação, normalmente o atleta de trás leva a pior pois perde o controle da bike enquanto o da frente apenas dá uma derrapada, tendo a chance de tentar controlar a bike. Felizmente, consegui soltar a sapatilha do pedal, por o pé no chão e assim escapar da queda. 500m depois já havia retornado ao pelotão.
Na última volta tentei ir para a cabeça do pelotão mas sabia que a arrancada final seria dura por conta do relevo do circuito. Então me posicionei um pouco para trás e a cerca de 1km do final começaram os sprints. Tentei aumentar gradativamente minha velocidade mas não tive força para o sprint final e cruzei a linha de chegada há pouco mais de 8s do primeiro.